top of page

Edital 2021/2

1. Disposições gerais 

O artigo deverá possuir no mínimo 3 e no máximo  5 páginas.

 

Os autores devem redigir os textos conforme a norma formal da língua portuguesa 

É  obrigatória a participação de um professor orientador, pertencente ao corpo docente da UNESC, que ministre aulas no Curso de Direito em 2021/1. 

 

O artigo deve ter autoria de no máximo 3 (três) estudantes do curso de Direito da UNESC, matriculados em 2021/1, e de 2 (dois) professores do curso de Direito da UNESC. O trabalho pode decorrer de projeto de pesquisa, de projeto de extensão ou de grupo de estudo, bem como de outras atividades realizadas em disciplinas do curso. Cada autor, seja estudante ou professor, pode submeter até 2 (dois artigos) para submissão a publicação neste edital.

 

Não há exigência de o artigo ser inédito, ou seja, a publicação anterior não impede a submissão;

 

Plágios não serão aceitos. Qualquer forma de cópia de trechos de outras publicação, sem a correta citação de fonte no corpo do texto e referência completa no final do artigo, desclassificará o artigo da publicação. 

Todos os autores devem preencher e assinar o termo de autorização em conjunto (01 termo de autorização para cada artigo, assinado por todos os autores). A solicitação deve ser feita pelo e-mail pesquisa_extensao.cad@unesc.net .

1.2 Da Submissão 

1.2a Para submissão, um autor ou todos (em cópia) devem encaminhar o arquivo do artigo em “.doc” ou “.docx” sem o nome dos autores e orientador no artigo, bem como o termo de autorização com assinatura de todos em PDF para o e-mail pesquisa_extensao.cad@unesc.net identificando, no assunto, "Submissão de artigo + nome do trabalho". Os nomes dos participantes do artigo devem estar no corpo do e-mail, juntamente com os números das matriculas. . O departamento encaminhará o artigo para o responsável da correção, que será mantido em sigilo para não haver interferências.

1.2b Não  serão respondidos mais de um e-mail, enviado por autores diferentes do mesmo trabalho, devendo os autores escolher um e-mail principal e anexá-lo em cópia aos demais autores;

1.2c Após o recebimento e análise do trabalho, o departamento entrará em contato para solicitar eventuais informações faltantes. O prazo para envio do artigo corrigido pelo(s) autor(es) será até 09/10/2021.

1.3 Aspectos para avaliação: 

I. Relevância da contribuição para os debates jurídicos e teóricos atuais relacionados ao tema; 

II. Respeito à norma formal da língua portuguesa; 

III. Adequação formal aos requisitos exigidos no edital; 

IV. Adequação à escrita científica; 

V. Bibliografia atualizada e/ou especializada; 

VI. Demonstração, por parte do(s) autor(es), de domínio sobre o tema.

1.3a Trabalhos que incitem o desrespeito a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais serão, de pronto, descartados;

1.3b Todos os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);

1.3c O envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação.

1.4 Das Correções pelos autores Dos Artigos Submetidos

1.4a As correções que forem indicadas deverão ser realizadas no prazo do calendário. O artigo corrigido deverá ser enviado do mesmo endereço de e-mail e formato do item 1.2a.

 

1.4b Situações especiais de correções de menor monta ou de urgência terão prazo de 1 (um) dia corrido a partir do envio do e-mail para o autor. 

 

1.4c As correções serão indicadas no corpo do texto, por meio do destaque escolhido livremente pelo avaliador e devem ser todas revisadas e aceitas ou não pelo(s) autor(es). 

 

1.4d Correções de formatação do texto serão indicadas de acordo com o presente edital e deverão ser seguidas pelo(s) autor(es).

 

1.4f Problemas com e-mails dos autores que ocasione o não recebimento das solicitações enviadas, não serão de responsabilidade do Jornal. Os prazos serão contados em dias corridos.

 

1.4g Os textos que não forem corrigidos e reenviados no prazo indicado no e-mail enviado ao(s) autor(es) não serão publicados na edição, sendo necessária uma nova submissão para a edição seguinte.

1.5 Da Estrutura Do Artigo

O artigo deverá conter os seguintes itens obrigatórios: 

1) Título em português; 

2)  Identificação dos autores; 

3) Resumo; 

4) Palavras-chave; 

5) Introdução; 

6) Desenvolvimento, que poderá ser dividido em tópicos e subtópicos; 

7) Conclusão; 

8) Referências e citações devem obedecer o formato das normas do Curso de Direito, disponíveis no link: https://www.unesc.net/portal/resources/files/48/normalizacao.pdf

9) Anexos opcionais (imagens, gráficos e tabelas).

 

1.6 Declaração de Acesso Aberto

This is an open access journal which means that all content is freely available without charge to the user or his/her institution. Users are allowed to read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of the articles, or use them for any other lawful purpose, without asking prior permission from the publisher or the author. This is in accordance with the BOAI definition of open access.​

Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

Apresentação: O Jornal acadêmico Conexão Jurídica é um periódico online, de acesso livre, gratuito e público, organizado pelos alunos membros do departamento de Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico Benedito Narciso da Rocha do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, juntamente com professores Gustavo Borges, Márcia Piazza e Monica Ovinski.

 

Foco e Escopo:

O Jornal tem como foco a produção de artigos científicos desenvolvidos com rigor técnico/científico e sob reflexão crítica, com a linha editorial livre sobre a dimensão pública e privada dos Direitos e suas relações jurídicas dentro da ordem contemporânea, voltadas às necessidades da comunidade, a fim de propor soluções aplicáveis aos conflitos.

Periodicidade:

Trata-se de uma publicação trimestral, com fluxo contínuo de artigos, de autoria dos alunos de Direito da UNESC, orientados pelos professores da Universidade, voltado a viabilizar a divulgação de artigos originais.

 

Processo de Avaliação pelos Pares:

As contribuições encaminhadas ao Jornal serão submetidas a pareceristas, sem identificação de autores. A avaliação será realizada pelo professor especialista da matéria. Pode o avaliador considerar o artigo apto para publicação, inapto ou passível de publicação, mediante correções.

Corpo de Editorial:

Para sua composição, buscou-se a participação de docentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense, a fim de se garantir o desenvolvimento, em âmbito acadêmico, dos participantes de cada edição através da troca de conhecimentos e experiências.

OBS: Os artigos dos orientandos dos professores que fazem parte do corpo editorial, deverão ser imediatamente transferidos para outro docente, se na distribuição da avaliação o artigo cair para o próprio orientador.

Como publicar:

O material enviado para publicação deve seguir as diretrizes do edital lançado trimestralmente, no site do Departamento de Pesquisa e Extensão do CAD, aba “Jornal Conexão Jurídica”: https://pesquisaeextensaoc.wixsite.com/cadunesc

Serão selecionados 9 artigos dentre os que forem submetidos e aprovados para publicação. Os demais que forem aprovados para publicação serão destinados ao número futuro do jornal.

Calendário: 

Lançamento com o tema escolhido: julho/2021

Submissões: até 24 de agosto;

Correções solicitadas pelo corpo editorial, para o departamento e posterior envio para o e-mail do autor(es): até 24 de setembro

Retorno das correções dos alunos para o e-mail do departamento: até 09 de outubro;

Divulgação dos artigos aceitos: 20 de outubro; 

Publicação do Jornal 15 de novembro.

Onde será publicado:

Todos os artigos que cumprirem os requisitos serão publicados no site do departamento, na aba Jornal Conexão Jurídica e poderão ser compartilhados pelos acadêmicos.

Incentivo cumulativos aos acadêmicos: 

6 (seis) horas complementares por artigo publicado e inclusão no currículo Lattes.

Onde será publicado:

Todos os artigos que cumprirem os requisitos serão publicados no site do departamento, na aba Jornal Conexão Jurídica e poderão ser compartilhados pelos acadêmicos.

Avaliação individual

O avaliador deverá seguir os critérios: 

1- requisitos do edital (quantidade de autores, tema etc);

2- efetividade da matrícula do (s) acadêmico (os);

3- respeito à norma culta e às normas da ABNT n. 6023;

6- originalidade do tema abordado;

5- Deverá Reprovar sumariamente artigos que desrespeitarem a dignidade da pessoa humana, seja no tocante à etnia, opções sexuais e religiosas.

Atribuição de notas:

1- O avaliador deverá atribuir nota de 0 a 10 para cada artigo.

 

Resultado 

O avaliador poderá atribuir os seguintes status:

1- inapto;

2- Pendente

3- apto.

1: trata-se de artigo que não cumpriu com os requisitos do edital e/ou não passou nos critérios avaliativos. O avaliador deverá justificar a inaptidão, encaminhar o resultado ao e-mail do departamento e este encaminhará para o (s) acadêmico (os) .

2-: trata-se de artigo que cumpriu com os requisitos do edital e/ou passou nos critérios avaliativos, contudo requer alterações. O avaliador deverá destacar as devidas alterações a serem feitas, encaminhar o resultado ao e-mail do departamento e este encaminhará para o (s) acadêmico (os).

3: trata-se de artigo que cumpriu com os requisitos do edital e/ou passou nos critérios avaliativos. O avaliador deverá destacar as devidas alterações a serem feitas, encaminhar o resultado ao e-mail do departamento e este encaminhará para o (s) acadêmico (os).

Obs: o avaliador não poderá se identificar.

Recurso contra resultado: 

Após a divulgação do resultado da Seleção Formal, caberá àqueles que tiverem seus artigos reprovados prazo de 24 horas (vinte e quatro horas) para interposição de recurso. Este deverá ser interposto pelo e-mail do departamento que se comprometerá em retornar em até 2 dias úteis a contar do recebimento.

 

Não serão aceitos recursos sem fundamentação ou que expressem apenas descontentamento com o resultado.

Para que o recurso seja aceito, o acadêmico deve demonstrar erro nos critérios avaliativos, enviando recurso para o e-mail do departamento, identificando no assunto: RECURSO + Nome do artigo. No corpo do e-mail deve identificar os autores e os respectivos números de matrícula.

O departamento retirará o nome dos autores e repassará o recurso ao avaliador. Este, por sua vez, pode deferir, retratando-se e atribuindo novo status ao artigo, ou, indeferir, permanecendo com o status anterior, fundamentando a recusa.

Não Será admitido outro recurso sobre um mesmo assunto após o indeferimento.

Avaliação geral

Os 9 artigos serão escolhidos de acordo com as melhores notas.

 

Desempate:

Na Seleção do Material, havendo mais artigos recomendados para publicação do que o número delimitado, utilizar-se-ão critérios de desempate, priorizando, respectivamente, o artigo que:

I -  Obtiver melhor análise dos Pareceres Avaliativos e de eventuais ressalvas feitas pelos avaliadores;

II - Tenha tema mais original e diverso dos demais artigos aprovados para a publicação na corrente edição;

 

- Caso mais de um artigo de mesmo tema seja recomendado à publicação, a Comissão Editorial selecionará, preferencialmente, apenas um deles, baseada nos critérios de desempate supracitados.

- Caso o empate permaneça, deverá ser escolhido o artigo do acadêmico que esteja em fase mais avançada, haja vista que os de fases menos avançadas terão mais oportunidades de remeter novos artigos em edições futuras.

 

Se o artigo tiver sido elaborado por mais de 1 autor, terá prioridade aquele que tenha ao menos 1 autor de fase mais avançada.

Endereço para contatopesquisa_extensao.cad@unesc.net .

Atenção: A atual gestão não se responsabiliza pela não continuidade do Jornal nos próximos anos se esta for a escolha das gestões futuras.

Participe!!

Criciúma, 5 de julho de 2021.

ANA CAROLINA MALFATTI DE BARROS

(Liderança do Dpto. Pesquisa e Extensão)

 

bottom of page